GIANNI SCHICCHI & BLUE MONDAY no Teatro S. Carlos

Depois ou antes do seu momento Lírico, o Altis Belém Hotel & Spa oferece os melhores espaços de Lisboa para jantar ou para tomar um drink.
Visite-nos http://www.altisbelemhotel.com

GIANNI SCHICCHI

A ópera Gianni Schicchi foi terminada a 3 de Fevereiro de 1918, integrando o conjunto de três óperas, denominado Il trittico. Na Europa, estrearia apenas em 1919, no Teatro Costanzi, em Roma, alcançando grande popularidade.

A acção tem lugar no quarto de um abastado chefe de família, Buoso Donati, por ocasião da sua morte. Entre suspiros surgem dúvidas quanto ao seu testamento e herança, provocando inquietação entre os herdeiros. Rinuccio encontra o documento, pensando que a fortuna permitiria o casamento com Lauretta, a filha de Gianni Schicchi. Estabelecem então um plano com a ajuda de Schicchi, com o objectivo de ajudar a família em pretensa ruína. Schicchi faz-se passar pelo defunto, na presença do notário, possibilitando a alteração do testamento e aproveitando-se da família ao ficar com os valiosos terrenos. A história termina com a confirmação do casamento de Lauretta e Rinuccio assegurado pela recém-adquirida fortuna.

BLUE MONDAY

Blue Monday em um acto foi composta por George Gershwin em 1922, com libreto de Buddy De Sylva. Considerada uma ópera jazz, combina alguns elementos sonoros e ambientes afro-americanos do bairro de Harlem, em Manhattan, tendo sido idealizada para cantores afro-americanos.

A acção decorre numa cave de um café de Harlem, funcionando como um retrato de uma época, mas contendo uma história de amor com um final trágico. Este final valeu à ópera várias críticas, constituindo um dos motivos pelos quais teve apenas uma récita no GlobeTheater. A obra de Gershwin teve também boas críticas, não só pelo facto de ser uma ópera americana, mas também pela música e estética adoptada. Paul Whiteman, o maestro da estreia, ficou admirado com o trabalho do jovem compositor, pedindo-lhe uma peça sinfónica jazzística, resultando daí a célebre RhapsodyinBlue, composta em 1924.

Texto, Pedro Russo Moreira

 

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

FEVEREIRO | 2011
Dias 10, 15, 17 e 19 às 20:00h
Dia 13 às 16:00h

Cafetaria Mensagem, Esplanada

Cafetaria Mensagem, Esplanada

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s